Teatro do Parque : projetado para uma cidade tropical
Fachada
Hall principalO Teatro do Parque
Rua do Hospício 81, em Recife,
Bairro da Boa Vista, Pernambuco, Brasil.
Construído pelo comerciante português Bento de Aguiar, que investiu 200 contos de réis e entregou a decoração da casa aos pintores Henrique Elliot e Mário Nunes. O prédio, todo em art-nouveau, foi cuidadosamente projetado para oferecer mais conforto ao público de uma cidade tropical. Em 24 de agosto de 1915 o Teatro do Parque foi inaugurado com a apresentação da Companhia Portuguesa de Operetas e Revistas. Grandes companhias brasileiras passaram pelo palco do teatro, como as de Vicente Celestino e Alda Garrido, e as primeiras peças da parceria Samuel Campelo - Valdemar de Oliveira. Na época do cinema mudo, os filmes eram acompanhados por músicos que, depois, fizeram nome, como o maestro e compositor Nelson Ferreira.
Teatro do Parque fez parte também da consagração do cinema falado. De 1929 a 1959, o espaço foi arrendado ao grupo Luiz Severiano Ribeiro e lançava filmes da Disney e chanchadas brasileiras. Mas, graças a pressão da classe teatral, o prefeito Pelópidas da Silveira o desapropriou e promoveu uma reforma completa. A reinauguração aconteceu em 13 de setembro de 1959, com a peça Onde Canta o Sabiá, com direção de Hermilo Borba Filho. Em 1973, um convênio entre a gestão municipal e o Instituto Nacional de Cinema, o Parque foi transformado no primeiro cinema educativo permanente no Brasil.
Teatro do Parque hoje abriga a Banda da Cidade do Recife e continua promovendo sessões de cinema a preços populares, iniciativa elogiada nacionalmente. Seu palco continua aberto a apresentações de artes cênicas e música, e o jardim e o hall abrigam exposições das mais diversas.
Fotos: www.pousadapeter.com.br
Fotos: www.pousadapeter.com.br



1 Comments:
At 7:56 PM,
Victor S. Gomez said…
Linda obra de arquitetura. um sonho. abraços.
adorei seu espaço.
victors.gomez -
projetos sociais artes
Postar um comentário
<< Home