Clenira Melo, comediante e atriz

Recife - Pernambuco - Brasil - cleniramelo@yahoo.com.br

24 dezembro 2006

PASTORIL

Cia Paraibana de Comédia, João Pessoa / PB



PASTORIL PROFANO

Pastoril Profano nada mais é que uma comédia de humor que conta a versão profana de Lapinha, é um espetáculo com características de teatro de revista tendo como alvo o folclore nordestino. O pastoril é um folguedo popular que contradiz a Lapinha, os atores aparecem em cena interpretando personagens femininos e representam prostitutas onde denunciam os problemas sociais. Composto de pastoras que usam vestidos de cor azul e pastoras de vestidos de cor encarnado travando assim uma eterna batalha entre os cordões. Enquanto na Lapinha, pastoras disputam votos, aplausos e até dinheiro do público, com o objetivo de comemorar o nascimento do menino Jesus, transformando-se num alto de natal musical. No Pastoril Profano as personagens brigam entre si para atrair a atenção dos espectadores, que participam interativamente do espetáculo e aproveitando o momento para fazer uma denúncia bem humorada dos problemas sociais do país.

ENTRE O SAGRADO E O PROFANO: O Pastoril é um folguedo popular dramático de origem européia, representado entre o Natal e a Festa de Reis (05 de janeiro), em vários Estados do Nordeste brasileiro. São cordões com diversos personagens, entre as quais as pastoras ou pastorinhas, que cantam e tocam maracá. De origem religiosa, também é denominado Presépio.

3 Comments:

  • At 1:54 PM, Blogger Santa said…

    Clê,


    "Bendito quem inventou o belo truque do calendário, pois o bom da segunda-feira, do dia 1º do mês e de cada ano novo é que nos dão a impressão de que a vida não continua, mas apenas recomeça..."
    Mário Quintana

    Desejo que 2007 seja o grande ano de sua vida...Bjs

     
  • At 11:02 AM, Anonymous Anônimo said…

    Sou fã da Cia Paraibana de comédia, principalmente quando eles fazem a temporada do Pastoril Profano. É o melhor remédio para rir e livrar-se de qualquer stress. Hoje não moro mais em J.Pessoa e assim não tenho muitas oportunidades de prestigiar os espetáculos do Pastoril, mas quando passo férias por lá, não deixo de assistir por nada as apresentações. Vcs estão de parabéns e eu recomendo à todos. Abraços e sucesso sempre.

     
  • At 9:24 PM, Anonymous Anônimo said…

    olá..
    eu adoro vc´s q participam do pastoril profano principalmente vc, mudinha e maria do bú.
    infelizmente eu só tive oportunidade de assistir a sua peça pessoalmente só uma vez..
    mais se pudesse eu iria para todos mais eu não posso, pois, as condições não dá.
    o meu DVD já está arranhado de tanto assistir, pois, já q eu não posso vê pessoalmente eu vejo pela televisão!
    bjus

     

Postar um comentário

<< Home